Rolim de Moura,

Pesca Esportiva é a principal atração da ExpoTurismo Rondônia 2024

Publicado 29/06/2024
A A
Foto: Daiane Mendonça e Gisele Louise

A 1ª ExpoTurismo Rondônia será realizada nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2024, no Centro de Eventos Soraia Vilela do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Porto Velho. O evento destaca o potencial turístico do estado com foco em diversas atividades, incluindo a pesca esportiva e promete reunir pescadores esportivos e entusiastas de todo o Brasil, fortalecendo assim, a prática sustentável e o turismo local.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha demonstrou entusiasmo sobre o evento. “Estamos empenhados em promover o turismo sustentável, e a pesca esportiva é um fator fundamental nesse processo. A ExpoTurismo Rondônia 2024, será um marco para o estado”, pontuou.

Segundo o titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira a pesca esportiva em Rondônia tem um enorme potencial. “Este evento é apenas o começo de muitas iniciativas que estão por vir”, destacou.

PAVILHÃO ESPECIAL

O Pavilhão da Pesca dentro da 1ª ExpoTurismo 2024 contará com:

● 18 expositores em estandes 3×2 dentre eles lojistas, hotéis e pousadas de pesca do estado de Rondônia;

● 2 espaços medindo 3×2 para um showroom dos lojistas, visando a demonstração de equipamentos de pesca esportiva, mostrando as últimas novidades do mercado;

● Piscina infantil para pescaria com varas de bambu, com premiações;

● Exposição de barcos, caiaques, jet-ski, motores para caiaques;

● Vitrines com lançamentos diversos de materiais de pesca nos estandes;

● Promoções de pacote de pesca nos stands de pousadas;

● Palestras, interações, workshops e afins, com renomados pescadores Nelson Nakamura e família e Fábio Baca;

● Networking com os lojistas do estado de Rondônia;

● Painéis Informativos com informações sobre os programas governamentais de incentivo à pesca esportiva;

● Apresentações de especialistas para falar sobre o potencial do estado durante o evento;

● Workshops e Oficinas sobre técnicas de pesca, conservação ambiental e uso sustentável dos recursos;

● Competições e Demonstrações: Torneio de Arremessos na piscina de arremesso, com a presença e dicas da Família Nakamura, com premiações nas categorias infantis, adulto feminino e adulto masculino, durante a feira para atrair a atenção e envolver os participantes;

● Espaço kids;

● Espaços instagramáveis;

●Espaço decorado com o título “História de Pescador”, um ambiente para descontração e descanso, com puffs e redes para circulação de pessoal.

FOMENTO

Para promover a pesca esportiva, o governo de Rondônia tem implementado várias ações. Entre elas, destinação de R$ 803.791,40 (oitocentos e três mil, setecentos e noventa e um reais e quarenta centavos), à Associação dos Condutores de Turismo de Pesca Esportiva do Estado de Rondônia (ACPE/RO), para realização do 1º Circuito Rondônia de Pesca Esportiva. O circuito, que teve sua primeira etapa em Jaci-Paraná, nos dias 1º e 2 de junho, e a segunda em Pimenta Bueno, será  realizada nos dias 29 e 30 de junho.

Além disso, houve apoio a torneios e campeonatos municipais, como o realizado em Ji-Paraná, em 28 de abril de 2024, e o 3º Torneio de Pesca Esportiva de Cacoal, em 23 de junho de 2024, em parceria com a Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (ASDEC).

PLANEJAMENTO

Entre as iniciativas em andamento, destaca-se o Chamamento Público “Gigantes de Rondônia”, aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento de Rondônia (Conder), que inclui quatro etapas em diferentes municípios: Pimenteiras do Oeste, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Guajará-Mirim. Este projeto busca fortalecer, ainda mais, a prática da pesca esportiva no estado.

O governo do estado deve continuar investindo em infraestrutura e promoção de eventos, além de trabalhar na conservação ambiental e regulamentação da pesca. A pesca esportiva em Rondônia se destaca pela diversidade de espécies, como Tucunaré, Dourado, Pirarucu e Jaú, atraindo pescadores de várias partes do Brasil e do mundo.

POTENCIAL

Rondônia é um estado privilegiado pela riqueza de seus rios, como o Madeira, Guaporé, Mamoré e Jaci, que abrigam uma diversidade de peixes esportivos. A prática do “pesque e solte” tem sido promovida, contribuindo para a conservação das espécies e ecossistemas aquáticos.

Com a realização da ExpoTurismo Rondônia 2024, o estado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo e da pesca esportiva, promovendo a conservação ambiental e a valorização de seus recursos naturais.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Daiane Mendonça e Gisele Louise