Rolim de Moura,

Comissão da Câmara debate a situação de empregados públicos celetistas anistiados

Por Redação
Publicado 17/06/2024
A A
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promove, nesta segunda-feira (17), audiência pública sobre a situação de empregados públicos celetistas anistiados. O objetivo é avaliar os efeitos do Decreto 6.657/08, que fixou a remuneração de empregados públicos no quadro em extinção.

"A falta de atualização das tabelas salariais e a ausência de medidas para garantir suas progressões funcionais tornam ainda mais evidente a necessidade urgente de revisão e intervenção", afirma a deputada Erika Kokay  (PT-DF), que solicitou o debate.

Na avaliação dela, a intenção do legislador ao editar Lei 8.878/94 foi reparar a exoneração ilegal de servidores e empregados públicos da Administração Pública Federal, durante o mandato do presidente Fernando Collor, garantindo-lhes os mesmos benefícios que teriam direito caso tivessem permanecido na ativa.

"Precisamos garantir que os anistiados celetistas sejam tratados com dignidade e justiça, proporcionando-lhes condições de trabalho adequadas e oportunidades de desenvolvimento profissional", defende Erika Kokay.

O debate será realizado às 16 horas no plenário 8.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram