Rolim de Moura,

Criação da Comissão de Regularização Fundiária é anunciada na Rondônia Rural Show

Por Redação
Publicado 22/05/2024
A A
Foto: Frank Néry

Com a proposta de reforçar a celeridade no processo de regularização das terras em Rondônia, o Governo do Estado anunciou a criação da Comissão de Regularização Fundiária. A medida foi divulgada em solenidade realizada no Pavilhão Empresarial Internacional, na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece no período de 20 a 25, no município de Ji-Paraná. A criação da comissão atende a um pedido de mais de 60 entidades ligadas ao agronegócio.

Entre as atribuições da Comissão de Regularização Fundiária, destaque para a questão de sugerir procedimentos e atos normativos necessários para a concretização desse processo, garantindo a representatividade de todos os segmentos interessados.

O governador Marcos Rocha enfatizou a importância desta iniciativa para resolver questões históricas. “Com a criação desta Comissão, estamos dando um passo fundamental para a regularização fundiária no estado. A transferência de glebas federais permitirá que o estado tenha mais autonomia e eficiência na fiscalização e regularização dessas áreas, garantindo a preservação ambiental”, afirmou.

O grupo irá elaborar uma minuta de adesão ao Projeto de Lei 1199/2023, de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil – TO), que permitirá a transferência de terras da União para o controle do Estado de Rondônia, facilitando a regularização fundiária de diversas glebas. A aprovação deste Projeto de Lei ficará a cargo da Bancada Federal.

O secretário de Estado do Patrimônio e Regularização Fundiária, David Inácio, reforçou a importância da Comissão. “Alguns produtores esperam há décadas e ainda não conseguiram regularizar suas situações. Eles são grandes colaboradores do desenvolvimento do estado. São famílias que trabalham muito e merecem ter suas terras regularizadas”, destacou.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024

1º Dia do evento

2º Dia do evento

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram