Rolim de Moura,

SENAI-RO conta com ferramenta tecnológica para a elaboração de plano de ação para melhoria de desempenho

Por Redação
Publicado 26/02/2022
Atualizado 26/02/2022
A A

O Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-DN) criou a ferramenta denominada Simulador de Decisões que o Departamento Regional de Rondônia (DR-RO) está utilizando como apoio aos gestores das escolas no acompanhamento e na projeção de resultados, a partir dos principais Indicadores Nacionais com referenciais internos e externos, a fim de subsidiar a elaboração de um plano de ação para melhoria do desempenho das escolas.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho explica que o principal objetivo do Simulador de Decisões é fornecer informações para todas as escolas do SENAI no Brasil, através de uma ferramenta de gestão online, especialmente desenvolvida para que as unidades realizem o acompanhamento de seus desempenhos, com o intuito de fortalecer as práticas de gestão e assegurar o alinhamento à estratégia da organização.

Com a análise dos dados obtidos, a escola identifica uma unidade em qualquer estado do Brasil, que seja referência em um determinado indicador que ela tem necessidade de melhorar, para então, entrar em contato com o seu gestor e realizar o processo de Benchmarking (processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior) para obter informações sobre a implementação de boas práticas e melhorias já experimentadas.

Conforme o coordenador, todas as escolas do SENAI-RO têm acesso a esta ferramenta, que está disponível dentro da plataforma Teams, através do grupo de gestores das escolas do SENAI. Nela, o gestor pode acompanhar os resultados dos indicadores da sua escola em tempo real, e compará-los com outras escolas que possuem estrutura semelhante, para que depois, possam compartilhar entre si, as boas práticas que apresentaram resultados mais efetivos.

De acordo com o técnico Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação (Cebep) essa ferramenta traz inúmeros benefícios para o SENAI, principalmente na otimização dos recursos disponíveis na escola, pois proporciona o controle, medição e monitoramento dos indicadores, a qual realiza a apuração a partir dos dados lançados.

A ferramenta também simula possíveis cenários e projeção futura, através de uma visão sistêmica, que permite alcançar melhores resultados. Outros benefícios que a ferramenta proporciona é uma maior aproximação entre DN e todas as unidades da federação.

“A implantação de um novo modelo de gestão para as Unidades Operacionais (escolas) em prol da eficiência operacional, fomenta a melhoria dos resultados operacionais de todas as unidades da federação, eleva a maturidade da gestão e melhoria dos processos das Unidades Operacionais (escolas) e promove o alinhamento com a estratégia nacional da organização”, afirma o técnico.

Ainda conforme Custódio, esta ferramenta tecnológica que permite a visualização em tempo real dos resultados alcançados pela escola nos indicadores, possibilitando a correção de desvios e alinhamento de atividades para alcance das metas. “Um recurso interessante da plataforma, é a possibilidade de simular ações dentro da ferramenta, para conhecer o reflexo que as medidas estudadas trarão aos indicadores, e desta forma, tomar ações com maior segurança e assertividade”, disse.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Senai