O Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, está em fase final de preparação para receber a 13ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI). O evento, considerado a maior feira agropecuária do Norte, ocorrerá de 25 a 30 de maio, das 8h às 18h, sob o tema "Exportação e Desenvolvimento". Centenas de tendas foram montadas, e equipes trabalham na organização dos estandes e espaços.
Realizada pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a feira busca proporcionar experiências valiosas a produtores rurais, empreendedores e empresários de Rondônia, do Brasil e do mundo.
O governador Marcos Rocha destacou que a RRSI tem como objetivo principal apresentar as potencialidades do estado nos setores da agricultura e pecuária. Segundo ele, durante os seis dias, Rondônia se transformará em uma vitrine do agronegócio, impulsionando o desenvolvimento e a exportação. "Uma vez que as diversas cadeias produtivas que aqui se farão presentes somam de forma significativa e expressiva junto ao valor bruto da produção, que é o valor de toda a produção em economia em recurso. Com destaque para os grãos, a carne, o café, o cacau, o tambaqui, ou seja, é uma oportunidade de gerar oportunidades", afirmou o governador.
Aprimoramento
O secretário da Seagri, Luiz Paulo, informou que o pavilhão da bovinocultura foi reestruturado para melhor acolher os visitantes. O espaço, dedicado à exposição de gado leiteiro e à presença de instituições parceiras, permitirá aos produtores realizar leilões, degustação de carne, expor animais e concretizar negócios.
Produtores de Leite
A quarta-feira, dia 27, será dedicada aos produtores de leite, com transporte gratuito oferecido pelo estado para facilitar a participação e o debate sobre a cadeia produtiva.
Agricultura
O pavilhão da agricultura também passou por reformulações, aumentando de 35 para 50 estandes. Este espaço é voltado para pequenos produtores exibirem suas produções, fortalecendo a economia local e dando visibilidade aos produtos rondonienses. Na edição anterior, este pavilhão gerou mais de R$ 700 mil em negócios, conforme o secretário.
Produtos e Negócios
O pavilhão empresarial contará com mais de 60 estandes, reunindo empreendedores de diversos segmentos para apresentar seus produtos e serviços.
Equipes de trabalhadores estão empenhadas na limpeza, organização e nos ajustes finais das estruturas dos estandes e demais espaços, incluindo a praça de alimentação e o novo Pavilhão da Pecuária de Corte, garantindo que tudo esteja pronto para receber o público a partir do dia 25 de maio.