Destaque

4,6 milhões de empreendedores do CadÚnico se beneficiarão de ação entre Sebrae e MDS

Redação

O Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) se reuniram em Brasília, nesta quarta-feira (13), para discutir estratégias de apoio a aproximadamente 4,6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) registrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O objetivo central é promover o crescimento desses empreendimentos, visando maior dignidade e qualidade de vida para as famílias envolvidas. Participaram do encontro o presidente do Sebrae, Rodrigo Soares, e o ministro Wellington Dias.

Rodrigo Soares, presidente do Sebrae, destacou que "quase 3 em cada 10 MEIs estão no CadÚnico". Ele afirmou que o Sebrae, em parceria com o MDS, está intensificando suas ofertas de jornadas, trilhas, cursos e qualificações. A meta é "ampliar a realização dos sonhos dos brasileiros", especialmente aqueles que superaram a situação de insegurança alimentar, buscando agora "mais renda e mais cidadania".

Estudos conjuntos do Sebrae e do MDS revelam que 57% desses microempreendedores, o que corresponde a cerca de 2,6 milhões de pessoas, optaram por formalizar seus negócios (abrir CNPJ) após se registrarem no CadÚnico, garantindo acesso a programas sociais. Para o ministro Wellington Dias, a colaboração entre as instituições, iniciada em 2023, representa um avanço significativo na inclusão de famílias de baixa renda.

Dias ressaltou a expertise do Sebrae em assistência, atualização e acesso a crédito, além de sua abrangência nacional. "Com o cruzamento de dados e a atuação conjunta, temos a condição de aprimorar nosso planejamento, saber as necessidades do público, além de abrir portas para vários outros programas", explicou o ministro. Ele concluiu que essa agenda de trabalho "nos deixa mais seguros para atuar no fortalecimento desse setor".

Entre as iniciativas debatidas durante a reunião, destacam-se o lançamento de chamadas públicas para projetos voltados a esse segmento de empreendedores, a realização de campanhas de relacionamento por meio de redes sociais e canais de atendimento, e ações para incentivar a formalização desses pequenos negócios.

play_circleTV ao Vivo

AO VIVO

Comentários

Deixe sua opinião sobre este conteúdo usando sua conta do Facebook.

Notícias relacionadas