Rolim de Moura,

Serviço de coleção das Normas Técnicas Brasileiras é renovado pelo Governo de RO para promover a conformidade com a LGPD

Publicado 03/07/2024
Atualizado 03/07/2024
A A

Para promover a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o governo de Rondônia renovou o serviço de coleção das Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) no mês de junho. A adoção da coleção das NBRs permitirá que as equipes da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), e a Rede de Encarregados do governo, tenham acesso a um vasto acervo de diretrizes e recomendações, que auxiliam na implementação de práticas mais eficientes e seguras.

Com essas normas, as equipes estarão mais preparadas para tomar decisões fundamentadas, garantindo assim, a conformidade com a LGPD e outras regulamentações.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha,  a ação é um registro importante para o governo do Estado, que busca, de forma contínua, melhorar suas práticas e garantir mais eficiência à administração pública.

CONFORMIDADE E SEGURANÇA

O uso das normas técnicas também fortalece, não só a conformidade com a LGPD, mas também, a segurança da informação e governança dos dados, infraestrutura e serviços, possibilitando que todos os processos sejam realizados de acordo com as melhores práticas internacionais e nacionais. Isso é essencial para a adequação dos procedimentos e padronização de serviços para resultar na minimização de riscos.

A aquisição faz parte de um conjunto de ações que a superintendência tem implementado para melhorar suas práticas e garantir a segurança dos dados. Recentemente, a Setic alcançou o 2° lugar em pesquisa nacional, que avaliou o nível de maturidade em Segurança da Informação (SI) e em Lei Geral de Proteção de Dados, realizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), evidenciando seu compromisso com a Lei.

Segundo o superintendente da Setic, Delner Freire, essa conquista representa um avanço para Rondônia. “Estamos empenhados em adotar melhores práticas e contribuir também com a administração pública. Com esse recurso, as equipes da superintendência e da Rede de Encarregados estarão mais preparadas para enfrentar os desafios e implementar melhores soluções, eficientes e seguras”, afirmou.

REDE DE ENCARREGADOS

Criada pelo Decreto nº 26.451, de 4 de outubro de 2021, a Rede de Encarregados é composta por servidores indicados por órgãos e entidades do governo do estado, para auxiliarem na adaptação dos seus processos de acordo com a LGPD, incluindo a responsabilidade quanto à orientação e aplicação de boas práticas, e para atuarem como um elo de comunicação entre o titular de dados, controlador e Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), certificando o direito à proteção de dados pessoais.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram