Rolim de Moura,

Projeto Estudante Auditor conscientiza alunos sobre direitos e deveres como cidadãos

Publicado 18/06/2024
A A

Com o objetivo de estimular a participação juvenil na comunidade escolar e sociedade, será lançada a 2ª edição do projeto Estudante Auditor, durante o 2º Encontro de Controles Internos, que vai acontecer no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), nos dias 27 e 28 de junho, em Porto Velho. Através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais como comunicação, trabalho em equipe e ações práticas de exercício da cidadania ativa, o projeto conscientiza alunos sobre seus direitos e deveres como cidadãos, promovendo assim, valores fundamentais como ética, respeito e responsabilidade social.

Realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto busca transformar estudantes da rede pública de ensino em protagonistas ativos, nas suas comunidades escolares. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essa é uma iniciativa fundamental voltada aos jovens, visando prepará-los como cidadãos conscientes e ativos. “O projeto não apenas promove valores como ética e responsabilidade social, mas também fortalece a educação em Rondônia, criando uma geração mais engajada na construção de uma sociedade justa e transparente”, enfatizou.

EXPANSÃO 

A primeira edição do projeto Estudante Auditor foi lançada em fevereiro de 2019, após a assinatura de um Termo de Cooperação. Essa iniciativa foi implementada em oito escolas estaduais da Capital, abrangendo mais de dois mil estudantes dos 8ºs e 9ºs anos. Dentre esses alunos, 1.200 participaram ativamente das auditorias nas escolas credenciadas, com duas unidades de ensino escolhidas de cada região da cidade.

Rondônia se destacou como o 4° estado do país e o 1° da região Norte a adotar o aplicativo utilizado no projeto. Esse aplicativo permitiu o registro de informações e fotografias, detalhando sobre as condições das escolas, conforme questionários elaborados pela CGE. Nesta nova edição do projeto, o objetivo é engajar o maior número de jovens das escolas escolhidas para a edição, que promovam o combate à corrupção, transparência e controle social, orientada à disseminação de práticas de cidadania e de protagonismo na escola, que se expressa no compromisso com a conservação do patrimônio público.

ESTRUTURA METODOLÓGICA 

O projeto é estruturado em cinco fases metodológicas que visam engajar e capacitar os alunos para atuarem como agentes de mudança.

  • Realização de pesquisas sobre questões sociais relevantes à comunidade escolar;
  • Identificação de um problema específico a ser resolvido;
  • Formação e realização de auditorias de responsabilidade social nas escolas;
  • Avaliação da aprendizagem;
  • Realização de feedback, culminando no desenvolvimento de projetos inovadores que aumentam a responsabilidade social.
  • Durante as etapas serão realizadas oficinas de capacitação, destinadas aos professores de cada escola participante, com o objetivo de informar sobre os propósitos do projeto, as particularidades, formas de contato e avaliação.

Para o controlador-geral, José Alves de Aquino, “essa é uma oportunidade para mostrar aos nossos jovens à importância da conscientização e valorização do ambiente escolar. Ao integrar práticas de auditoria e responsabilidade social no ambiente em que convivem, diariamente, estamos fortalecendo a educação e cultivando valores essenciais como ética e cidadania entre os estudantes”, salientou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram